sábado, 10 de fevereiro de 1996

Cantando para Deus e o mundo

Os músicos profissionais evangélicos
que vivem entre a fé e a fama

Por Carlos Fernandes

Fotos: Frederico Mendes

Em pé no palco e outro no Mahar. Assim pode ser definida a vida dos cantores e músicos evangélicos que têm carreira profissional paralela às suas atividades religiosas. Muitas vezes incompreendidos em suas igrejas e comunidades cristãs, esses artistas têm que administrar a difícil tarefa de exercer sua profissão - às vezes, como único meio de subsistência - e sentir-se em condições espirituais para louvar a Deus com seu talento. Na verdade, a questão pode ser resumida da seguinte maneira: é possível alcançar a fama sem perder o caminho do céu?

De um modo geral, as igrejas evangélicas são consideradas boas escolas de música. Cânticos e louvores fazem parte da rotina dos cultos, e todos os participantes, de uma maneira ou de outra, são estimulados a soltar a voz. Há uma infinidade de corais, conjuntos e cantores. Os crentes, decididamente, gostam de cantar e apreciam aqueles que fazem da música um intrumento de louvor a Deus. Mas muitos deles torcem o nariz quando um músico cristão começa a cantar fora da igreja. E se algum evangélico tiver a ousadia de ser profissional da música e atuar em boates, bailes ou shows, corre o risco de tornar-se um proscrito e enfrentar a incompreensão dos irmãos de fé. Neste caso, não há harmonia que resista: a desafinação de idéias é completa.

Graça e Paz (ao lado) defende
parcerias com artistas seculares

Mas como pode o músico evangélico desenvolver a carreira profissional sem comprometer sua fé? Ele pode ter sua platéia e estar sob a luz dos holofotes ou deve contentar-se com as congregações e fazer dos templos o seu único local de atuação? Hélio Delmiro, consagrado como um dos melhores violonistas do mundo, experimentou esta polêmica em sua vida. Com 34 anos de carreira e tendo em seu currículo trabalhos com monstros sagrados da MPB, como Gal Costa, Milton Nascimento e Clara Nunes, além de já ter-se apresentado em palcos de todo o mundo, conta que, quando se converteu, foi estimulado a abandonar tudo e dedicar-se apenas às atividades da igreja. Somente depois de algum tempo percebeu que poderia encontrar o equilíbrio entre- a vida cristã e a carreira, e hoje acha que é possível conciliar as duas. "Existe muita incompreensão com relação ao músico nas igrejas. Todos os crentes podem exercer suas profissões -médicos, engenheiros, advogados - e são até admirados. Mas nós enfrentamos essa oposição", reclama Delmiro. Ele admite, no entanto, que é preciso ser muito seletivo na escolha de lugares onde tocar. "Eu, por exemplo, não me apresento em ambientes lascivos, que possam comprometer minha moral cristã", relata o instrumentista, que também é pastor, para, em seguida, advertir que "é preciso andar sobre o fio da navalha".

Bomilcar acha que o cristão conquista
credibilidade a partir da qualidade

IDÉIAS REVOLUCIONÁRIAS - O cantor, produtor e comunicador Paulo Cesar Graça e Paz, de 44 anos, membro da Igreja Metodista, tem uma postura liberal sobre o assunto. Na sua opinião, é muito bom que o músico evangélico penetre em todos os espaços, de todas as maneiras possíveis, para levar a mensagem de Jesus. Ele vai mais além, e defende que os cantores evangélicos façam até mesmo parcerias com os cantores da MPB, como Ivan Lins e Djavan. "O Paulo Massadas, um compositor conhecidíssimo, fez uma música para mim falando sobre a vida. Para o meu próximo disco, estou buscando parcerias deste tipo. Devemos nos aproximar desses artistas, gravar coisas deles", acrescenta. Ele já gravou cinco discos, e em todos inclui músicas de compositores não-evangélicos. Graça e Paz tem até uma justificativa bíblica para defender suas teses. "Tem muita coisa bonita por aí. A própria Bíblia não diz que devemos reter o que é bom?", indaga. Ele não se incomoda com a possibilidade de causar polêmica - coisa, aliás, comum em sua carreira - e acha que até mesmo os eventos de música evangélica deveriam contar com a participação de cantores populares famosos. Graça e Paz tem uma explicação evangelística para suas idéias revolucionárias. "Há vários tipos de peixes e só vamos alcançar todos usando um tipo de isca adequado para cada um. Eu já gravei com muita gente que não é evangélica e todo mundo se amarrou na mensagem de Jesus. Devemos chamar essas pessoas para junto de nós a fim de tirar o que elas têm de bom e dar-lhes o que temos de ótimo, que não é nosso, é de Deus."

Alexandre Blasifera, cantor e compositor de 28 anos, é outro evangélico que libera geral para ele, tudo pode ser usado para a glória de Deus e "até mesmo dentro de uma boate o crente pode fazer seu local de adoração". Suas músicas não falam diretamente de Deus, mas, segundo ele, "procuram passar uma mensagem positiva, de valores do Evangelho nos quais acredito". Blasifera compôs quatro músicas que foram incluídas por Flávio Venturini no disco Noites com sol.

PROFISSIONALISMO PARA A GLÓRIA DE DEUS -Mas há também músicos evangélicos mais comedidos na avaliação da questão. "O mundo musical requer muito cuidado por parte do cristão", adverte o pastor Nelson Bomilcar, músico e produtor musical de 41 anos. Antes de sua conversão ao Evangelho, há 22 anos, ele trabalhou em São Paulo tocando em conjuntos de rock e MPB. "O músico cristão, assim como qualquer outro profissional evangélico, precisa ser criterioso para saber se deve ou não tocar em algum lugar ou aceitar determinado convite", lembra Bomilcar. Ele já trabalhou com Tim Maia e Dudu França, e também ao lado de feras da música evangélica brasileira, como Sérgio Pimenta, Vencedores por Cristo, Grupo Semente e João Alexandre. Além de atuar em composição, treinamento louvor na Igreja Evangélica Projeto Raízes, em São Paulo, Bomilcar tem-se dedicado a trabalhos na área de publicidade e defende que o músico cristão deve se esforçar para ser um profissional de excelente qualidade e conseguir credibilidade, pois, desta forma, estará "glorificando o nome de Jesus e honrando o Evangelho".

Grupo Fé Menino: cantando em casas
noturnas sem drama de consciência

Buscar a glória de Deus através do seu trabalho também é o objetivo das integrantes do conjunto Fé Menina, de Goiânia (GO), que canta bossa nova e MPB em casas noturnas, congressos, aniversários e outros eventos. Composto por três evangélicas - Monica, Soila e Gila, além do violonista Rogério Pinheiro -, o grupo existe há um ano e as músicas do seu repertório incluem composições de Tom Jobim, Chico Buarque e Dorival Caymmi. Segundo Monica, que é membro da Igreja Presbiteriana Maranata, ela e suas companheiras não enfrentam nenhum drama de consciência por serem crentes e cantar esse tipo de música. "Minha igreja é liberal a esse respeito, mas há alguns grupos evangélicos que vêem nosso trabalho com reservas", revela. Recentemente, o Fé Menina participou do Canta cerrado, um festival de música promovido pela Rede Globo.

Mas há alguns que preferiram dedicar-se somente à música evangélica, como é o caso de Quico Fagundes, cantor, instrumentista e compositor de Brasília, que já atuou como músico profissional e participou da gravação de discos seculares. Com formação em violão clássico, Quico, 39 anos, pertence à Igreja Metodista e já gravou um disco próprio, com músicas cujas letras não têm clichês evangélicos. Ele diz que atualmente prefere se envolver só com louvor, mas que essa decisão foi pessoal. Quico faz restrições, no entanto, a eventos que não definem claramente que tipo de música será apresentado. "Quando o show é de música evangélica, deve-se fazer uma divulgação clara disso. Imagine alguém indo a este evento para ouvir música, chega lá e, de repente, param tudo e começam a ler a Bíblia e pregar? Outra coisa: se o objetivo é levar o Evangelho, não acho correto cobrar ingresso."

Cleberson acha que o fundamental é deixar
bem claro qual é o objetivo e não misturar as coisas

DAR A DEUS O QUE É DE DEUS -Não misturar as coisas é também a preocupação de Cleberson Horst, 45. Se, pelo nome, não é possível reconhecê-lo, basta lembrar que ele é tecladista do grupo Roupa Nova, conhecido em todo o Brasil há 15 anos, através de músicas que falam de amor e já embalaram muitas paixões - entre elas Volta pra mim, um grande sucesso composto por ele. Cleberson lembra que o fundamental é ser claro nos objetivos. "Não se deve iludir as pessoas. Se a intenção é evangelizar, por que não dizer isto claramente?", questiona. Em relação à carreira profissional na música, Cleberson entende que "nós estamos neste mundo, embora não pertençamos a ele", e revela que, desde que se firmou no Evangelho, há cerca de dois anos, procura ser criterioso consigo. Ele se recusou, por exemplo, a participar da gravação de uma música de Raul Seixas que debochava do nome de Jesus. "O produtor ficou inconformado, mas os meus companheiros do conjunto respeitaram minha posição", lembra. O baterista do Roupa Nova, Serginho, também é evangélico, e Cleberson garante que todos têm convivido muito bem. As constantes viagens não impedem que Cleberson freqüente os cultos da Igreja Metodista e eventualmente até "dê uma forcinha no louvor", como ele diz.

Pauty Araújo

SUBMUNDO GOSPEL - A questão comercial também gera polêmica entre determinados setores evangélicos, pois muitos não aceitam que o crente ganhe dinheiro com música gospel. Este mercado consumidor cresceu na mesma proporção da qualidade e quantidade do trabalho produzido, criando um filão que vem sendo mais explorado a cada dia. Mas uma das conseqüências disso, na opinião de Nelson Bomilcar, é o surgimento de um "submundo da música gospel com pessoas que se aproveitam do crescimento do setor apenas para se promover e faturar". Sem citar nomes, ele denuncia que há "muitas gravadoras pseudo-evangélicas".

O controvertido cantor J. Neto, 35 -conhecido como o cover evangélico de Roberto Carlos - se diz enganado pelos donos de gravadoras no meio evangélico. "Eu gravei oito discos e não ganhei quase nada com isso", revela. Ele acaba de gravar um CD com dez músicas, sendo sete românticas e apenas um hino. Este trabalho foi lançado em um show no Canecão, uma casa de espetáculos do Rio. Neto diz que sua intenção agora é ganhar dinheiro "como nunca ganhou". No entanto, tem percebido que pode evangelizar através do disco, "embora muitos irmãos o classifiquem como mundano", conforme revela. Convertido em 1981 e membro da Assembléia de Deus, o cantor já atuava profissionalmente quando conheceu Jesus. Assim como aconteceu com Hélio Delmiro, foi aconselhado a abandonar sua carreira secular, "pois disseram-me que eu estava pecando por cantar na noite", lembra. "Mas depois que me firmei em Jesus entendi que posso ser crente e cantor profissional com a consciência cristã tranqüila."

J. Neto assegura que não imita Roberto Carlos, mas admite que sua voz "tem um timbre parecido com a dele". Embora se confesse fã do rei, alfineta: "As pessoas que dizem isso maldosamente são ignorantes a respeito de música ou têm inveja de mim. A nossa voz realmente se parece, mas eu não o imito. Ele próprio já disse que gostou da minha voz." E dá um recado para os que não acreditam nisso: "Digam o que quiserem, o importante é o meu coração."

Para Wanda Sá, testemunho pode
substituir a pregação

Encontrar o equilíbrio entre a carreira profissional e a evangélica parece ser o objetivo que todos aqueles que aceitam o desafio de conciliar sua fé cristã com o mundo da música. "Eu tenho os mesmos desafios que qualquer crente, que é o de ser cristã no meu meio", conta Wanda Sá, cantora que participou do início do movimento da bossa-nova e que, depois de sua conversão, conseguiu conciliar ambas as coisas. "Quando eu canto MPB, as pessoas dizem que eu passo alguma coisa, mesmo que as músicas não falem claramente de Jesus. Em certos shows não há espaço para falar do Evangelho. Mas o fato de eu ser uma cantora conhecida me leva a lugares aos quais não iria se não o fosse. Tenho condições, assim, de dar meu testemunho, mesmo que apenas através da minha postura, da minha vida", conta Wanda, que é presbítera da Comunidade de Jesus, no Rio, onde desenvolve um trabalho de assistência a pessoas carentes e prega o Evangelho. Tudo com muita paz interior e sem nenhuma acusação de consciência, como convém àqueles que se propõem a cantar para Deus e o mundo.

sexta-feira, 9 de fevereiro de 1996

O pregador da Times Square

Trabalho de David Wilkerson está firme e forte em Nova Iorque

Por Renata Éboli, de Nova York

Carlos Fernandes
David Wilkerson: a paixão pelo
evangelismo impede sua aposentadoria

Na década de 60, o mover do Espírito Santo levou a Nova Iorque o jovem David Wilkerson, pastor da igreja Assembléia de Deus de Philipsburg, pequena cidade do interior de Pensilvânia. Numa noite em que lia distraidamente a revista Life, uma reportagem acerca do julgamento dos integrantes de uma gangue de rua que assassinaram friamente um jovem paraplégico de 15 anos chamou-lhe a atenção. Incompreensivelmente, as lágrimas escorriam de seu rosto e o coração se encheu de paternal compaixão por aquelas pessoas que ele nunca tinha visto. Deus o desafiava a cuidar desses rapazes perigosos. O pastor caipira aceitou a missão e foi para a cidade grande numa aventura, relatada no clássico da literatura evangélica A cruz e o punhal, da editora Betânia. Embora tivesse empreendido todos os esforços, Wilkerson jamais conseguiu se encontrar com os rapazes da reportagem, mas a certeza do chamado de Deus fez com que ele se embrenhasse pelo submundo até então esquecido da sedutora Big Apple, cuja voracidatle ainda devora jovens negros e porto-riquenhos, destituídos de todos os privilégios e possibilidades de dignidade de vida.

A conversão de Nick Cruz, chefe de uma das gangues, deu início a um empenho missionário sem precedentes em áreas urbanas, que teve como conseqüência a criação do Desafio Jovem, um centro de recuperação de adolescentes de rua viciados em drogas e todo o tipo de maus hábitos, que, no início, funcionava em sua própria casa. O modelo pioneiro do Desafio Jovem foi reproduzido pela igreja Assembléia de Deus em vários países, inclusive o Brasil.

Atualmente, a Times Square Church, igreja independente fundada pelo pastor David, funciona num antigo teatro da Broadway, no coração de Nova Iorque: a ilha de Manhattan, centro da riqueza e da badalação, mas também da prostituição e da violência. A igreja abriga vários ministérios, mas continua a dar prioridade à evangelização em becos, presídios, hospitais, redutos de gangues de adolescentes, metrôs e outros locais, a exemplo do que Wilkerson fazia, sozinho, no início. O Raven Truck, um dos ministérios mais fortes, percorre as ruas na madrugada, levando alimento e roupa aos homeless, os sem-teto.

As preocupações do pastor Wilkerson nunca se desviaram dos adolescentes de rua que constituíram seu principal alvo de evangelização. Ele descobriu outras necessidades e, hoje, a Timothy House abriga, recupera e reintegra à sociedade os viciados e alcóolatras, mas também dá atenção aos idosos e deficientes físicos: os voluntários provêem até o transporte para levá-los à igreja. Grupos marginalizados, como de portadores do HIV e seus familiares, encontram um programa especial de evangelização. Judeus e muçulmanos, também. Além disso, missionários são enviados para diversos países. Hoje é dada atenção especial para a evangelização da Rússia.

Carlos Fernandes
A igreja, que não pertence o qualquer denominação tradicional, divide espaço com os teatros da Broadway, no coração de Nova Iorque

PROMISCUIDADE X SANTIDADE - O pastor David Wilkerson acredita que a situação espiritual em que se encontra a América atualmente é resultado da perda do senso de pudor e da banalização do sexo, que trouxeram à sociedade resultados catastróficos. Por outro lado, ele observa que a igreja está sendo conclamada ao reavivamento, à santidade, através de inúmeros movimentos de oração. Segundo Wilkerson, as pessoas estão se voltando para uma adoração mais intensa, profunda e vibrante. "Talvez, isso se dê em função da sede espiritual que assola a humanidade, uma sede nunca vista em toda a história. Mesmo próximo a um colapso econômico e social, o povo está firme. Deus está nos preparando para as coisas que ainda acontecerão", acredita. O pastor David percebe que "o sopro do Espírito varre várias partes do globo terrestre de maneira única, levando pessoas de culturas diferentes a buscar a Deus de forma tão parecida". E acrescenta: "Se por um lado a decadência moral é um fato, a mudança no campo espiritual tem sido semelhante."

David Wilkerson já poderia estar aposentado há dez anos, mas sua paixão e zelo pelos incontáveis obreiros que são instruídos para evangelização não permitem que isto aconteça. Sua decisão de continuar pastoreando é tão inequívoca quanto a certeza de um dia ter sido chamado para levar o Evangelho à cidade de Nova Iorque.

Fotos: Frederico Mendes

Novidade

SOS para 200 mil vidas

Fotos: Divulgação Gospel News

O público lotou o Pacaembu durante os três dias do megaevento gospel

Cerca de 200 mil pessoas compareceram ao 5º SOS da Vida Gospel Festival, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, de 21 a 23 de dezembro para apreciar, em ritmos musicais variados, o que há de melhor na gospel music. Nelson.Ned, Mara Maravilha, Carlinhos, Aline Barros e as bandas Resgate, Oficina G3, Katsbarnea e Kadoshi se revezaram no palco de estrutura metálica de 15 toneladas e louvaram a Deus com um som de seis toneladas e 300 mil watts de potência. As bandas internacionais Guardian, Bride, Hoi Polloi e o vocalista do DC Talk, Kevin, deram um colorido todo especial ao evento organizado pela Fundação Renascer, que contabilizou 100 caravanas de todo o Brasil e até do exterior. O sucesso se deve ao esforço de quase 3 mil pessoas que trabalharam na sua realização, que teve cobertura das principais redes de televisão do país.

Considerado um dos maiores eventos gospel do mundo, o primeiro dia do festival teve a banda americana Guardian, que aqueceu a galera com o seu hard rock cristão. Uma das canções mais solicitadas foi Come on everyone. O guitarrista Tony Palacios conquistou o público no momento do bis, ao voltar ao palco com a camiseta da seleção brasileira de futebol. Foi um delírio.

O Katsbarnea foi uma das super:bandas que agitaram a multidão

O grande destaque do segundo dia foi a banda norte-americana Bride (Noiva). O vocalista Dale Thompson fez o Pacaembu tremer com a voz característica, o jeito vibrante de dançar, deixando as tatuagens à mostra. O mais importante é que depois de muita sonzeira santa, Dale pegou a Bíblia, falou de Deus, o motivo de seu louvor, e desvinculou sua imagem de qualquer idolatria. O terceiro dia do 50 SOS foi considerado o melhor. O Bride resolveu se apresentar novamente, garantindo o agito ao lado da banda Hoi Polloi, da Nova Zelândia (o nome significa pessoas comuns). A vocalista Jenny Gultoa entrou no palco com uma peruca preta, escondendo a semelhança física com a cantora Madonna, mas não demorou muito para revelar seus curtos cabelos louros, a bela voz e a excelente performance sob o foco dos canhões de luzes. A música mais aplaudida do Hoi Polloi foi Love has come. Kevin, do grupo DC Talk, também se apresentou no último dia. Veio sozinho, mas não fez feio. Ele arriscou algumas palavras em português e seu bom humor, além das qualidades musicais, prenderam a atenção da moçada, mesmo com a chuva forte que caiu durante a apresentação. O momento mais emocionante foi quando Kevin cantou com o vocalista do Oficina G3, Manga, o tradicional Vencendo vem Jesus, mesclando português e inglês em ritmo de rock e tendo a platéia como coral.


Louvor em Guarapari

Guarapari, litoral capixaba, tem um dos verões mais quentes da temporada. De 26 a 28 de janeiro as areias da praia de Meaipe foram palco do I. Festival de Música Gospel de Guarapari. O evento da Assembléia de Deus de Meiape teve apoio da Vinde (Visão Nacional de Evangelização) e da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura. A Fábrica de Esperança montou uma exposição no local.

Carlinhos Félix nos 'States'

O ex-líder do Rebanhão 'arrebentou' na terra de Tio Sam'

O carioca Carlinhos Félix, 36 anos, que começou a brilhar no Rebanhão, tem na humildade e na simpatia as marcas de seu carisma. Sua jornada solo começou em 1991, após 13 anos no grupo. Faz questão de ressaltar a imensa gratidão pelo público que o acolhe sempre com muito carinho e respeito. Carlinhos esteve recentemente nos Estados Unidos, onde realizou uma turnê de 14 dias, tocando em teatros e igrejas da Flórida, Massachussets e Nova Iorque. Nesta cidade, tocou no show da banda australiana Newboys. Carlinhos Felix está divulgando seu mais recente lançamento, Nada a perder (MK Publicitá/96). Destaque para Muros de pedra, uma regravação dos bons tempos do Rebanhão.

O amor é lindo

Arquivo pesoal
O out-door de Ana Caroline emocionou o namorado

Quem disse que os evangélicos não são românticos? Alessandro, de 19 anos, namora Ana Caroline, 16. Um dia desses ele foi surpreendido quando passava pela rua: viu um out-door perto de sua casa com uma declaração de amor da namorada. Alessandro ficou muito emocionado e diz que nunca ouviu falar que outro cristão tenha recebido declaração como essa. "Não achei que ela seria maluca a ponto de fazer isso; fiquei emocionado", confessa. Eles já estão namorando há um ano e meio e devem encarar o noivado logo logo. Alessandro Ferreira Cury Paixão é filho do pastor Mauro Rogério Paixão, da Igreja de Nova Vida do Maracanã e Ana Caroline Gemal Ferreira é filha do pastor Miguel Ângelo, da Igreja Cristo Vive.

Secundaristas evangélicos se organizam

Os estudantes evangélicos de segundo grau podem contar com um bom suporte para o trabalho de evangelização em suas escolas através da Aliança Bíblica Secundarista - ABS. O movimento foi criado pelo pastor Robinson Cavalcanti, em Recife (PE), e já está no Rio de Janeiro, Paraná, Piauí, Bahia, Amazonas e Minas Gerais. Para não haver desencontros no período de férias, a ABS reúne a galera em confraternizações, como a que aconteceu no dia 6 de janeiro na Igreja Batista de Itacuruçá (RJ). Para saber como criar a ABS em sua escola entre em contato com Marcos, coordenador no Rio de Janeiro, pelo telefone (021) 280-4535.

quinta-feira, 8 de fevereiro de 1996

E o sucesso, o que é?

Por Alex Dias Ribeiro

James Hunt: depois do sucesso,
a decadência, o alcoolismo e a depressão

A bandeira quadriculada, agitada pelo diretor da prova, decretava o fim da classificação para o GP da Inglaterra de Fórmula 1 de 1977. Completei a volta de desaceleração e parei no box, o coração a mais de 150 batidas por minuto e a cabeça a mais de mil, de tanta raiva. Meu March 771 era tão ruim que fui dois segundos mais lento que a McLaren de James Hunt, o pole-position. Dentro da distância dos dois segundos que me separavam de Hunt, estavam outros 25 pilotos e fui eliminado da corrida. O sucesso se mede em milímetros ou em milésimos de segundo, mas a diferença que ele faz na vida de quem o alcança ou deixa de alcançá-lo é enorme em termos de resultado esportivo, econômico, promocional e de realização pessoal e profissional.

Olhando para a vida dos atletas, artistas e políticos de sucesso, pode-se defini-los como vencedores, donos de muita grana, aqueles que têm a cara na TV, uma ou mais mulheres bonitas, dirigem carro último tipo, dão autógrafos, são estrelas. Se você observar a falta de um sorriso sincero no rosto dos que alcançaram todo o sucesso e a glória do mundo, vai perceber que eles não conseguiram a tal da felicidade que esperavam. Muito pelo contrário, o sucesso custou-lhes a perda da privacidade, aflição de espírito, medo e desconfiança de tudo e todos.

A PERSPECTIVA DIVINA - Pedro pregou um sermão poderoso no Dia de Pentecostes e ganhou 3 mil para o time de Cristo. Estêvão pregou um sermão muito parecido e morreu soterrado pelas 3 mil pedradas que ganhou. Qual dos dois teve sucesso? Sucesso para Deus é cumprirmos a vocação histórica que Ele nos deu. É executarmos uma missão intransferível no Seu reino. Tem mais a ver com fidelidade do que com performance.

O sucesso do mundo glorifica o homem que o alcança. O divino glorifica e engrandece somente a Deus. Todo o sucesso que não glorifica a Deus é de origem humana, mundana ou diabólica, aconteça ele num campo de futebol ou dentro de uma igreja. Na busca do sucesso que o mundo oferece, todos querem chegar ao topo da carreira. Para alcançá-lo, muitos não hesitam em pisar na cabeça dos concorrentes ou passá-los para trás. Mas o caminho do sucesso divino é uma escada que desce. Jesus trocou o trono pela cruz, o cetro pela toalha e ensinou como chegar ao sucesso através do serviço, e não do poder. "Se alguém quer ser o primeiro, será o último e servo de todos" (Marcos 9.33). "Humilhai-vos sob a poderosa mão de Deus, para que Ele, em tempo oportuno, vos exalte" (1 Pedro 5.6). "Todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado" (Lucas 14.11).

A pequena diferença de dois segundos que me separava de James Hunt em 1977 ficou muito grande quando ele se tornou campeão do mundial e ou tudo o que o mundo podia lhe oferecer. Hoje a diferença é maior ainda. Depois do sucesso, vieram a decadência, a frustração, a depressão, o alcoolismo e as drogas. O coração de Hunt não agüentou o tranco e parou de bater aos quarenta e poucos anos. Sucesso é mais a recompensa do fiel do que a conquista do esforçado. De que adianta subir ao pódio sem ter a certeza de que Deus conduziu o processo de alcançá-lo?


Alex Dias Ribeiro é diretor executivo nacional dos Atletas de Cristo.

Duplamente eleitos

Cresce o movimento de judeus convertidos ao Evangelho

Por Teresa Cristina Abreu

Fotos: Frederico Mendes

Jews for Jesus: o povo judaico é alvo de
uma forte estratégia evangelística nos EUA

Uma discreta, mas vigorosa revolução religiosa está acontecendo nas comunidades judaicas em todo o mundo: cada vez mais judeus estão chegando à conclusão de que Jesus Cristo é o Messias. Eles não se convertem, pois esta palavra traz embutida a idéia de abandono da fé judaica, o que não ocorre. Através da leitura do Novo Testamento, entendem que os valores judaicos são reiterados pelo próprio Jesus (ao afirmar que não veio revogar a lei ou os profetas, mas cumpri-los) e também pelo apóstolo Paulo, principalmente na carta aos romanos, em que defende a eleição dos filhos de Abraão. Surpresos, se voltam mais avidamente para os fundamentos de sua religião original, buscando no Tanach (Antigo Testamento) as infindáveis referências ao Yeshua (Salvador). Quando um judeu recebe Jesus como seu Senhor e Salvador, ele se sente mais judeu do que nunca.

Pela peculiaridade dessa revelação, muitos judeus messiânicos (cristãos) preferem estabelecer suas próprias comunidades, em que as festas e as tradições judaicas são mantidas, porém voltadas para a pessoa de Yeshua Hamashiach (Jesus, o Messias). Como, por exemplo, a festa do Pessach (Páscoa), em que o cordeiro pascoal remete à libertação do povo de Israel do Egito, que passa a ser celebrada em Cristo, o perfeito Cordeiro de Deus. No Brasil, os judeus messiânicos podem ser encontrados nos templbs evangélicos, mas também em igrejas próprias, como a Congregação Beit Lehem e o Templo Aron Kodesch, ambos no Rio de Janeiro, ou a Congregação Judaico-Messiânica Beith Israel, em São Paulo. Os programas de rádio - como O Poço de Jacó, na carioca Rádio Relógio, e Chamada da Meia-Noite, na Rádio Alvorada de Porto Alegre (RS) - e as entidades religiosas, voltados para a evangelização do povo judaico, vêm se aperfeiçoando, principalmente através do estudo do hebraico bíblico, matriz da revelação de Jesus Cristo.

Joseph Danon ministra a ceia na Congregação Beit Lehem, igreja de judeus messiânicos fundada no mesmo prédio da Tijuca onde existia uma sinagoga

Os evangélicos são tímidos neste tipo de ministério. Há quem pense que judeus não devem ser evangelizados porque rejeitaram Jesus ou, pior, não o merecem, pois afinal "eles o mataram". A assistente social Anita Burth, de Campinas, SP, relembra as hu-milhações que sofria na infância com a brincadeira da malhação do Judas. "Na época, não entendia que Jesus era judeu e me sentia discriminada. Hoje percebo que a história da igreja cristã está repleta de pensamentos e , ações anti-semitas que fazem com que os judeus não consigam, de um modo geral, se aproximar do cristianismo."

OS HOMENS ERRARAM - Muitas foram as atrocidades cometidas contra os descendentes de Abraão ao longo da Era Cristã. A diáspora (dispersão) promovida pelos romanos no ano 70 espalhou os judeus por diversas nações. Sempre foram considerados judeus errantes, confinados em guetos, alheios à vida social e política dos países onde se instalavam. Na Idade Média, as cruzadas tentaram impor o cristianismo na terra de Israel. Durante a Inquisição, muitos judeus foram forçados à conversão para escapar das fogueiras. Mas o clímax da perseguição aconteceu no holocausto ordenado por Hitler, na Segunda Guerra Mundial, quando 6 milhões de judeus foram mortos pelo regime nazista.

Outra grande dificuldade para chegar a Cristo é o desconhecimento da religião judaica pelos próprios judeus. A maioria deles, tanto dos que vivem em Israel como da diáspora, é judia por tradição familiar e racial, como Sérgio Danon, do Rio de Janeiro, que se tornou cristão aos 20 anos. "Eu era um judeu tradicional", conta. "Lia a Torá (a Lei de Moisés) em casa, ia no Rosh Hashaná (Ano Novo) e no Bar Mitzvá ciação do menino na sociedade, aos 12 anos) de primos e amigos, mas não havia sentido religioso nestes encontros." Há também os ortodoxos, que não passam de 20% da população judaica, segundo o Centro de Informação de Israel, em Jerusalém.

DIVIDA HISTÓRICA -Ester Roisenberg freqüenta a Igreja Presbiteriana Betânia, em Niterói (RJ), onde se batizou há quatro anos. É casada e tem três filhas: Raquel, 10, Letícia, 13, e Melissa, 16. O processo que a levou a Cristo foi longo, cheio de dúvidas, porque achava que estaria traindo as tradições, as raízes. O marido Reneu se converteu primeiro. "Deus estava trabalhando na minha vida. Eu sabia que havia algo diferente em Jesus, mas achava que ia deixar de ser judia."

Para Ester, as filhas e o marido Reneu, conversão não implicou em perda da identidade

Há três anos, Ester conheceu a congregação de judeus messiânicos Yeshuah Tsion, nos EUA. Bem recebida pelos cristãos, Ester garante que não se sente discriminada por freqüentar a igreja. "Há uma mágoa dos cristãos em relação aos judeus por haverem crucificado Jesus. Mas havia um plano de Deus para que Jesus viesse, morresse e fosse traído. Os cristãos devem amar os judeus. Jesus é judeu."

Sérgio Danon, 27, é vice-presidente da Congregação Beit Lehem, igreja de judeus messiânicos no Rio de Janeiro. É casado há quatro anos com Mexia e tem um filho chamado Israel. Há sete anos ele estava à procura de Deus e, por isso, começou a ler o Novo Testamento até que, num domingo, resolveu ir à igreja com os pais. "Duas semanas depois, eu me batizei", revela. O encontro com o pastor não-judeu Leonardo Mezner definiu o ministério da família Danon. "Nós o conhecemos através de um programa de televisão. Entramos em contato e ele confessou que estivera orando a Deus, pois já se encontrava no Brasil há 34 anos como missionário entre judeus, e estava para se aposentar. Queria abrir uma igreja e o sinal da aprovação de Deus era encontrar uma família judia inteira convertida", recorda.

As primeiras reuniões congregavam apenas 12 membros na casa do pastor. "Nós não tínhamos dinheiro para comprar uma casa na Tijuca, que anteriormente havia sido uma sinagoga chamada Beit Yachov (Casa de Jacó). Pela fé, o pastor Mezner deu a entrada de 5 mil dólares, tudo o que tinha. A casa custava 45 mil dólares. Não sabemos como o dinheiro apareceu, mas em três meses pagamos tudo", orgulha-se.

JUDAÍSMO NOMINAL A assistente social Anita Burth Kurka, 36, freqüenta a Comunidade Cristã Koinonia. Seu encontro com Cristo se deu há 16 anos, depois de procurar Deus no espiritismo, na teosofia e religiões orientais. Anita cresceu sem referências da religião. "Eu e minha família morávamos no subúrbio do Rio, longe da comunidade, de sinagogas e escola judaica. Assimilamos a cultura local", conta.

Anita confessa que, na adolescência, se revoltou com seu nominalismo judeu. Como sua família não conseguiu ascender economicamente para participar de clubes e freqüentar as escolas da comunidade, ela cresceu com uma vivência dupla. Não era igual aos outros por ser judia, mas, ao mesmo tempo, não sabia o que era. Foi então que resolveu sair em campo na descoberta de Deus. "Eu tinha muita sede dele. Sabia que existia, mas não sabia onde. Fui a várias religiões até ser apresentada a Jesus por uma amiga", relembra.

Uma das mais atuantes entidades de evangelização de judeus, a Jews for Jesus, tem representação em todos os continentes. Seu ministério é voltado para a distribuição de literatura escrita por judeus cristãos, com testemunhos e estudos profundos das profecias do Antigo Testamento.

Cristo para os judeus

A evangelização dos judeus não é tarefa fácil. Existem hoje no Brasil diversos grupos que se dedicam ao ministério de provar que Jesus é o Messias esperado. Aqui estão alguns deles:

A Sociedade Brasileira Amigos de Israel distribui literatura específica sobre este tipo de missão. Caixa Postal 3132, Rio de Janeiro, RJ.

Congregação Beit Lehem, Rua dos Artistas, 205 - Tijuco, tel. (021) 228-8153.

Igreja Bet Sor Schalom, Rua Albuquerque Lins, 1282, em São Paulo, SP, telefone (011) 67-1802.

Templo Aron Kodesh - Caixa postal 16060, Rio de Janeiro, RJ. CEP 22222-970.

O programa O Poço de Jacó (RJ) é dirigido aos judeus. Rádio Relógio, 12 horas, domingo.

O pastor David Corrêa é um conhecido missionário brasileiro entre judeus. Caixa postal 21106, São Paulo, SP. Tel (011) 542-6120.

O pastor José Valadão é um antigo professor de hebraico e missionário entre os judeus. Telefone (033) 331-2176.

Jews for Jesus é uma organização internacional, sediada nos Estados Unidos, que distribui literatura para evangelizar judeus. Endereço: 60 Haight Street, San Francisco, CA 94102-5895, USA.

Congregação Judaico-Messiânica Beith Israel, Rua Domingos de Morais, 2518, São Paulo, SP, telefone (011) 524-3965.

Ponto de luz na índia

Por Marinês de Biasi

OM / Divulga
Material evangélico é escasso na Índia

Enquanto os cristãos do Ocidente têm vários tipos de traduções bíblicas à sua disposição, milhões na índia não têm sequer o Novo Testamento. Mas o ministério de literatura no país está avançando. Foi aberta mais uma livraria na cidade de Bangalore, em julho passado. Num país onde há pouquíssimo material evangélico à disposição, esta é uma boa oportunidade para cristãos e futuros contatos com objetivos evangelísticos.




Islamismo para os negros


OM / Divulga
O islamismo é propagandeado como
religião dos negros na Inglaterra

Em número crescente de afro-caribenhoss está se convertendo ao islamismo na Inglaterra. Os negros sofrem com a carência econômica, a discriminação racial e as doenças sociais no país da rainha Elizabeth. Lá, como em muitas outras partes da África e dos Estados Unidos, o islamismo tem sido apresentado como a religião adequada aos negros, em oposição ao cristianismo, que seria para os brancos.

CONFINS

PAQUISTÃO -Morte ou exílio é o título do novo livro publicado por Aftab Alexander Mughal, que trata do caso de Rehmat e Salamat Mashi. Menciona a escolha que os dois tiveram que fazer, assim como muitos cristãos que têm sido acusados de blasfemar contra Maomé.

TURQUIA -Os cristãos armênios que permanecem na Turquia estão sofrendo perseguição. Em virtude da crescente pressão. três cristãos sírios ortodoxos receberam asilo na Alemanha.

MARROCOS-Quatro cristãos marroquinos acusados de proselitismo e aprisionados em Tanger foram libertados no dia 17 de agosto após protestos internacionais. Um dos acusados. Mehedi Ksara, tem mais de 80 anos e está com a saúde bastante debilitada.

FILIPINAS -O grupo islâmico Abu Sayfat planeja saquear e destruir cidades cristãs como Dipolong e Liloy.

OM / Divulga
O mutirão no interior do Estado contou com o trabalho de dentistas voluntários

Festa no interior

O município de Valença (RJ) parou para ver o mutirão missionário organizado no dia 18 de dezembro pelo grupo Amor por Missões, da Igreja Batista Monte Gerizim da Ilha do Governador, no Rio, com o apoio da congregação instalada na cidade. Na praça central da cidade foram montadas diversas barracas, onde voluntários ofereciam serviços gratuitos de consulta médica e jurídica básica, fluoretação em crianças e corte de cabelo. Paralelamente, diversos grupos de evangelismo percorreram as ruas de Valença distribuindo folhetos enquanto o público da cidade ouvia o grupo musical e se divertia com o teatrinho infantil.

Genocídio no Sudão

Em função da campanha para o aniquilamento das tribos cristãs nubas, vilarejos e plantações são queimados e casas saqueadas nas montanhas Núbia, no Sudão. As pessoas são deixadas sem comida, água e roupas. Homens e mulheres foram separados para não nascerem bebês nubas. As forças do governo queimam igrejas e mesquitas, pois descobriram que os muçulmanos nubas são solidários com os cristãos.

Fotos: arouivo OM
Crianças japonesas crescem em lares islâmicos e enfrentam preconceitos religiosos

Casar para converter

A comunidade islâmica no Japão,, um país tradicionalmente zen-budista, é composta por imigrantes do Irã, Bangladesh, Paquistão e Malásia. São homens que chegam ao país à procura de melhores condições de vida e de emprego. Casam-se com japonesas que se convertem ao islamismo, pelo menos nominalmente. As dificuldades dessas famílias transculturais são os conflitos gerados nos filhos que são criados dentro do islamismo. Assim enfrentam todo o tipo de preconceito.

Crise de identidade

É grave a ameaça que a comunidade cristã enfrenta no Irã. As dificuldades econômicas têm forçado famílias inteiras a retornar ao islamismo. A reação dos cristãos não tem sido consistente ou ativa ao lidar com o clamor cristão do Irã e em outros países islâmicos. Um oficial do Ministério do Exterior em Teerã anunciou ter recebido somente 197 cartas de protesto contra a morte do reverendo Mehdi Dibaj, em 1994. Não foi uma reação significativa de solidariedade da parte dos cristãos do resto do mundo.

Se você tem notícias do campo missionário e quer divulgá-las, envie um texto de oito a dez linhas (papel ofício, corpo 1 2) com uma foto colorida de cada matéria para: Revista VINDE - Rua Luis Leopoldo Fernandes Pinheiro, 604/102 andar - Niterói, RJ - CEP 24001-970, aos cuidados de Marinês de Biasi.


Maria Inês Noronha

Correio Missionário

Escreva para estes missionários brasileiros que têm dedicado seu tempo, suor, saúde e recursos para levar o Evangelho a vários pontos do Brasil e do mundo, oferecendo a eles uma palavra de incentivo e seu apoio.


Diana e Margaret Grasman
Apdo 1768, Hermosillo
Sonora, Mexico 8300

Eliel Salles
P.O. Box 1037
3500 Limassol
Chipre

Vera Montanine
R. Manoel Bosco Ribeiro, 426
Jd. das Indústrias
S.J. dos Campos,
SP 12241-070

João Batista
Logos II
Postfach 1565
74819 - Mosbach - Alemanha

Daniel e Nilvana Rezende
Praceta Filinto Elisio, 10/4° B
Carnaxide, Linda-a-velha
Portugal

José Carlos Alcântara da Silva
C. Postal 112
Alta Floresta - MT
CEP 78580-000

quarta-feira, 7 de fevereiro de 1996

O vazio de sonhos

Por Reverendo Caio Fábio DAraujo Filho

Estou espantado com o que aconteceu ao Brasil. O diabo roubou nossos sonhos. Os muitos ideais que marcaram as últimas gerações desapareceram subitamente, como a névoa ante o incidir implacável do sol da manhã. Bem ou mal, em tempos passados a gente via o mover irrequieto de ondas de esperança agitando a sociedade brasileira e a igreja. Eu, por exemplo, sou da geração que contestou sistemas com o movimento hippie, questionou a igreja mediante a adesão aos grupos de renovação carismática, fez propostas de integralidade ministerial através do clamor para que a fé fosse vivida no seu todo, buscou ocupar espaços para a missão evangelizadora no mundo secular, tentou oferecer um referencial cristão novo e desafiador para o mundo, andando na contramão do Evangelho, e que sonhou com a possibilidade de que a mensagem bíblica da unidade da igreja pudesse ser praticada.

Os fatos, porém, foram outros. Vi o movimento hippie, como era de se esperar, mostrar sua verdadeira face licenciosa, desesperada, materialista e interesseira. Mas isto era apenas porque os hippies não tinham nada de Deus em seu projeto. Com a igreja seria diferente. Mas não foi. A Renovação Carismática tomou rumos estranhos. Um lado se tornou legalista, comportamentalista e quadrado. Um outro lado optou por um intimismo espiritual irracional, que conseguiu ser superficial e, muitas vezes, vizinho da maluquice.

Os que buscaram ocupar espaços na secularidade acabaram, na maioria das vezes, perdendo a identidade evangélica, seja pela falta de conteúdo em suas presenças evangelizadoras, seja pela incapacidade de delimitar com clareza as fronteiras da ética, ou ainda pela impossibilidade de viverem um projeto cristão atraente e diferenciado. Por último, eu diria que o Movimento pela Unidade Visível acabou sendo vítima de si mesmo. Neste particular, sinto-me à vontade para falar pela consciência e memória histórica de ter sido um dos seus mais ardorosos protagonistas nos últimos 20 anos.

O que vale hoje é não virar dinossauro, é não ser extinto. Quem pensa assim esquece que morte é a palavra mais viva do Evangelho

Entretanto, vimos uma ação intensa, sutil e diabólica perverter muitos dos nossos sonhos naquela área. Neste aspecto, creio ser útil dedicar um pouco mais de espaço à nossa reflexão. Isto porque, presentemente, nos vemos enredados por esta situação. Pessoalmente, fico perplexo quando vejo as mais lindas palavras de ordem do clamor pela unidade serem esvaziadas de seus conteúdos e enchidas com valores totalmente contrários ao Evangelho do Senhor Jesus. Unidade, que biblicamente significa a vivência do amor generoso, que respeita e afirma diferenças, mas que converge fraternalmente para a prática da missão que nos é comum, tendo a Palavra da Verdade como elo vinculador, foi transformada em imperativo estratégico, motivado pela necessidade de mostrar força política que impressione a sociedade, a mídia, os políticos e os que podem dar e receber em eventuais negócios com os donos de igreja. Corpo de Cristo, que no Novo Testamento encerra a idéia de organicidade carismática e de vinculação essencial uns aos outros pelo. Espírito Santo e Seus dons, acabou virando senha maçônico-evangélica, palavra de ordem que caracteriza a entrada ao Corpo-rarivismo da religião, onde valores, princípios, verdade e coerência não têm nenhuma importância.

Tudo o que vale é a certeza de que, fazendo parte daquela confraria evangélica, os seus membros podem mentir, roubar, enganar, manipular e tudo o mais, pois o Corpo jamais virá contra tais procedimentos. Uma vez no Corpo, não há amputações. O dedo pode estar podre, mas o corpo morrerá com ele e confessará solidariedade à gangrena, e sempre dirá que qualquer tentativa de extirpar a podridão será encarada como quebra da harmonia do sistema. Até onde consigo enxergar, percebo que a Máfia funciona assim, mas não é como as coisas devem ser no verdadeiro Corpo de Cristo (Mateus 5.29, 30).

Além de tudo isto, é fácil ver como os grandes ideais morreram. O que vejo todos os dias é a igreja justificando seu comportamento nivelado ao que há de mais baixo no mundo. Um deputado evangélico diz acerca de usar o púlpito para fazer insistente e manipuladora campanha política: "A CUT e os outros sindicatos fazem assim nas empresas. Por que não pode ser assim a igreja?" Outros, para justificar o comportamento antibíblico e antiético de certos líderes evangélicos, dizem: "É, é sim. Mas o seu Fulano de Tal também ficou rico de modo ilícito e as organizações dele fazem a mesma coisa." Outros ainda, dizem: "É, eu sei que eles não têm escrúpulos e tudo aquilo é fake. Mas, se eu não fechar com eles, vou perder o que tenho. Por favor, você tem razão, mas fica na tua. Eu só estou com eles porque os de fora são iguais. Eles, pelo menos, se dizem nossos irmãos."

Ora, tudo isso nos mostra como os sonhos acabaram. O que vale hoje é não virar dinossauro, é não ser extinto, é sobrevivência. Quem pensa assim esquece que morte é a palavra mais viva do Evangelho. Quem quer ganhar sua vida a perde. Quem aceita sacrificá-la a salva. E quem disse isso foi aquele Santo Bobo que caiu na besteira de morrer na Cruz. Mas o Bobo tinha Pai. E o Pai dele sabia tudo sobre ressuscitar idealistas e aventureiros da Verdade. No terceiro dia, os bobos são levados ao pódio da sabedoria universal. O prêmio dos bobos que aceitam a via do sacrifício é a ressurreição dos mor-tos. Palavra de quem sabe tudo!

Talvez você esteja pensando que este meu Pare & Pense está muito down. Engano seu. A admissão da realidade é, para mim, uma admissão. Trata-se de uma ação em curso e que se transforma no primeiro passo para que sejam deflagrados nossos processos. Eu não sei ser diferente. Sou incuravelmente esperançoso. Sonhar é um mal irremediável na minha vida. Creio ter razões genéticas, históricas e espirituais para justificar o que digo. Meu bisavô, seu Araujinho, se casou aos 68 anos e morreu aos 104, cheio de ânimo. Meu avô, João Fábio, morreu cedo, aí pelos 64. Mas viveu muito. No seu humanitarismo essencial, sempre gostou de gente e quis ajudar os outros, até mesmo quando comprou um velho hospital e fez dele a sua casa, sempre lotada de necessitados. Meu pai está vivo, e como. Só tem 20% de vista em um dos olhos. O outro não vê nada. Mas a visão está lá, no fundo de sua mente. E ele continua a sonhar. Mas minha mais forte motivação sonhadora vem de Jesus e do Espírito Santo. Sei que Deus tem prazer quando eu sonho e parto para o parto, na intenção de realizar aquele ideal.

Ao chegar, ao fim deste artigo, tenho uma coisa em mente: quero provocar em você o desejo de voar bem alto, de não baixar o nível, de não deixar a sublimidade do Evangelho virar apenas um gibi de fundo de quintal. Aí vem o sonhador ....................... (escreva seu nome na seqüência desta frase).

Revista Vinde - Edição 3

--- Reage Fábrica Pastor Jimmy Swaggart Epistolas do Leitor Eles não gostam de oposição Os "ro...