quarta-feira, 3 de abril de 1996

Presente de grego no Uruguai

Carlos Pinheiro Queiroz

Carlos Fernandes
Carlos Fernandes: drible na seita Moon

Mantendo o compromisso de fazer de VINDE um veículo sério, ousado e genuinamente cristão, chegamos a meio ano de revista nas bancas, trazendo mais um furo jornalístico. Com o belo trabalho do repórter Carlos Fernandes, descobrimos e investigamos a estratégia da seita do reverendo Sim Myung Moon, auto-intitulado o segundo Messias, para disseminar suas filosofias em nosso país: organizar congressos em Montevidéu com mais de 3 mil evangélicos brasileiros, indusive pastores de igrejas e pequenas denominações pentecostais. O mais surpreendente foi constatar que muitos deles, mesmo sabendo do que se tratava, foram seduzidos pela oferta de uma viagem internacional com tudo pago e aceitaram sujeitar-se a um bombardeio de heresias. A desculpa, geralmente dada entre um lauto jantar e um tour ao balneário de Punia del Este, tudo por conta de Moon, parecia ensaiada: "Estou participando para conhecer as táticas do inimigo." Como se fosse preciso visitar as suítes do inferno para descobrir os objetivos de Satanás. Resta saber se estas pessoas aceitariam, com o mesmo entusiasmo, passar alguns dias na cela de uma penitenciária, onde o diabo também trabalha com afinco.

Mas, infelizmente, a sedução da mordomia não é a única contradição do meio evangélico que nos vemos obrigados a discutir. Existe, por exemplo, racismo nas igrejas brasileiras? A senadora Benedita da Silva, do PT, diz que sim, numa entrevista exclusiva em que também fala de política, direitos da mulher e, naturalmente, sua vida em família.

Esta edição também resgata a história de Vencedores por Cristo, missão evangélica cujas músicas embalaram muitos cultos jovens nos anos 70 e 80, mas foi quase atropelada pelas novas equipes de cânticos congregacionais. A Páscoa, comemorada por judeus e cristãos, é tema de um ensaio.

Do Oriente chegam duas matérias internacionais. A primeira sobre a Turquia, uma jornada de turismo e história pelas sete igrejas descritas no livro de Apocalipse. A outra sobre os craques de Jesus que estão brilhando no Japão na bola e na evangelização. Nossa reportagem foi ainda a Curitiba, no Paraná, para conhecer os estúdios da Sir, onde está sendo gravado o programa Pare & Pense, em nova fase.

Agradecendo a você por estes seis meses de fidelidade e oração, desejamos uma boa leitura.


Extraído Epístola da Redação. Revista Vinde, Rio de Janeiro, ano 1996, a. 1, ed. 6, p. 3, abr. 1996.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Revista Vinde - Edição 3

--- Reage Fábrica Pastor Jimmy Swaggart Epistolas do Leitor Eles não gostam de oposição Os "ro...