sexta-feira, 29 de março de 1996

Violência atinge crianças no Sudão

Por Marinês de Biasi

Meninas correm risco de violência por causa da omissão do governo sudanês

Um relato das Nações Unidas dá conta do aumento do número de torturas, seqüestros e estupros no Sudão realizados por forças de segurança do governo. Crianças são violentadas e doadas a sudaneses ricos para serem escravas. Meninas servem de concubinas de soldados. As doações internacionais de comidas, roupas e remédios são usadas para forçar o povo a se converter ter ao islamismo.

Milagre da multiplicação

Igreja no Uzbequistão: 3 mil membros

Igrejas evangélicas estão se espalhando nas repúblicas islâmicas centrais da Ásia. A igreja do Uzbequistão, fundada há 4 anos, tem 3 mil membros e já inaugurou 55 congregações. Cerca de 800 pessoas participam dos cultos matutinos, que acontecem diariamente. Estima-se que metade dos novos crentes seja formada por ex-muçulmanos.

Mártires filipinos

Dois líderes cristãos foram assassinados nas Filipinas em janeiro, na cidade de Jolo. Juanito Hapalla, comerciante de 57 anos, foi executado com um tiro na cabeça quando se dirigia à sua loja, no dia 19 daquele mês. O pastor Severino Bagtasos, de 30 anos, foi brutalmente assassinado enquanto fazia a leitura bíblica no culto dominical do dia 21 por um homem que se aproximou do púlpito e desferiu dois tiros à queima-roupa na cabeça. Os dois mártires eram líderes da Aliança Cristã e Missionária de Igrejas, uma das maiores denominações cristãs das Filipinas. Segundo a Missão Portas Abertas, que divulgou os crimes, as causas dos assassinatos estão sendo investigadas, mas há suspeitas de que tenham sido praticados por fundamentalistas islâmicos.

CONFINS

UGANDA - Este país tornou-se alvo da campanha de islamização realizada pelo governo sudanês, e o seu crescimento é comprovado através da construção de mesquitas, escolas, orfanatos, apoio à saúde e ajuda a trabalhos de desenvolvimento social.

SENEGAL - O crescimento da igreja se dá em ritmo lento por causa da escassez de missionários. Os crentes senegaleses ainda são imaturos na fé.

EGITO - Ibrahim Sharaf el-Din, recém-convertido ao cristianismo, foi libertado da prisão, mas terminantemente proibido de deixar o Egito para retornar ao seu país natal, o Quênia.

INDONÉSIA - O governo interrompeu a expedição de vistos para a entrada de missionários cristãos, numa clara estratégia de bloqueio aos trabalhos de evangelismo.

Evangelho se aprende na escola

As crianças de Camaruã recebem
educação e assistência espiritual

Na comunidade de Camaruã, no interior do Amazonas, há apenas uma escola, sem instalações luxuosas ou equipamentos modernos. Mas as crianças que lá estudam recebem um ensinamento muito especial. A missionária Elizabeth Silveira da Silva trabalha como professora e evangelista na região, onde ainda discípula novos crentes. A tarefa é difícil, pois a comunidade local é pobre. A comissão de missões da Igreja Batista Monte Gerizim, do Rio, passou a apoiar este trabalho no fim do ano passado.

Missionárias para muçulmanas

Homens não podem evangelizar mulheres

Cinqüenta por cento dos muçulmanos não alcançados pelo Evangelho no mundo são compostos por mulheres. Diversas restrições políticas, culturais e religiosas tornam quase impossível para os homens cristãos compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com elas. Tais esforços são mal interpretados pelas sociedades patriarcais do Oriente. A solução está nas próprias mulheres cristãs do mundo, que podem levar a Palavra de Deus às muçulmanas.

Perseguição explicita

A perseguição religiosa no Nepal é descrita na constituição do país. Longe de proteger os direitos básicos de adoração segundo a consciência de cada um, a carta magna, elaborada em 7962, nega-os explicitamente. Estão previstas pesadas penalidades para quem tenta romper com a religião tradicional da comunidade hindu ou para quem pretende converter pessoas ao cristianismo, islamismo ou qualquer outra religião.

Se você tem notícias do campo missionário e quer divulgá-las, envie um texto de oito a dez linhas (papel ofício, corpo 12) com uma foto colorida de cada matéria para:
REVISTA VINDE -
Rua Luis Leopoldo Femandes Pinheiro, 604/102 andar -Niterói, RJ - CEP 24001-970, aos cuidados de Marinês de Biasi.


Maria Inês Noronha

Correio Missionário

Escreva para estes missionários brasileiros que têm dedicado seu tempo, suor, saúde e recursos para levar o Evangelho a vários pontos do Brasil e do mundo, oferecendo a eles uma palavra de incentivo e seu apoio.


Pastor José Carlos e Raquel Silva
Tribo Kayabi - Alem
Caixa postal 6101
CEP 70749-970
Brasília, DF

Izidora Bussinger
Apec - Evangelismo de crianças
Caixa postal 13025
CEP 88010-974
Florianópolis, SC

Affonso e Jussara Cortijo
Ianomamis
Caixa postal 142
CEP 69301-970
Boa Vista, RR

Nivaldo e Carmem Nassif Missões urbanas - Cena
Rua Albino Tesserolli, 129
Santa Felicidade
CEP 82015-210
Curitiba, PR

Gideilda Maria dos Santos e Ivoneide Sobral da Silva
B. P. A-158 - Thies
Senegal - África

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Revista Vinde - Edição 3

--- Reage Fábrica Pastor Jimmy Swaggart Epistolas do Leitor Eles não gostam de oposição Os "ro...