quinta-feira, 15 de fevereiro de 1996

Vídeos e Filmes

Por Elivânia Lima

Carlos Fernandes

Jerusalém, 3000 anos
Direção: Central de Produções Vinde
Apresentação: Reverendo Caio Fábio
Brasil - 85 min - Documentário
Pedidos à Central de Produções Vinde - Telefone (021) 719-8770

Jerusalém tem vocação para ser eterna: já foi destruída cerca de 40 vezes, mas sempre ressurgiu das próprias cinzas. Quem a visita, não se cansa de recontar as emoções profundas que experimenta ao conhecer o sepulcro vazio, o Getsêmani, o Muro das Lamentações, o Cenáculo -palco da última ceia -, confirmando a vocação que a cidade também tem para a paixão. Jerusalém, cidade que está completando três mil anos e onde o reverendo Caio Fábio gravou este documentário-turismo, passando por lugares onde Jesus andou, contando suas histórias, revivendo com o espectador as passagens bíblicas.


Carlos Fernandes

Z
Direção: Costa-Gravas
Com Yves Montand e Jean-Louis Trintignant
França - 120 min - Drama

Z é um filme imperdível! Esteve proibido no Brasil por 15 anos, mas agora pode ser visto em vídeo. A primeira cena do filme apresenta um homem discursando a pessoas ligadas ao poder sobre o processo de pulverização ne cenário para se evitar o mofo nas plantações. Aparentemente inocente, este discurso é a metáfora que permeará todo o filme; o tal mofo corresponde às doenças ideológicas chamadas liberdade e conscientização. A partir de um ótimo enredo, Costa-Gravas se utiliza da história de um incidente-assassinato para desnudar as "pulverizações" a que estamos sujeitos. E explica: "É intencional toda e qualquer semelhança."


Carlos Fernandes

No mundo da lua
(Pontiac Moon)
Direção: Peter Medak
Com Ted Danson e Mary Steenburgen
EUA - 106 min - Aventura

Este é para relaxar! No mundo da lua tem um enredo bastante original. Em 1969, quando todo o mundo se voltava para ver o homem chegando à lua na Apolo 11, Bellamy (Ted Danson), mais interessado em alcançar seus próprios desafios, propõe ao filho, Andy, uma aventura tão emocionante quanto a de Neil Armstrong: completar no seu velho Pontiac a mesma distância que separa a Terra da lua. A viagem é cheia de surpresas, de conhecimento mútuo, de companheirismo e, mais do que tudo, de resgate do amor familiar que há muito estava adormecido. Este é um daqueles filmes com gosto de sessão da tarde.


Carlos Fernandes

O vôo pela vida
(Life flight)
Direção: Donald W. Thompson
Com Pat Delany e Jim McMullan
EUA - 85 min - Drama
Pedidos à Apocalypse Vídeo - Tel (021) 231-2334

Em O vôo pela vida várias histórias paralelas acontecem, unidas pelo helicóptero Life flight. A equipe que nele trabalha está pronta a socorrer as pessoas e dar-lhes atendimento médico. Mas os que fazem parte deste contexto de salvamento têm seus próprios conflitos e precisam, num certo sentido, ser recuperados: o sargento que precisa vencer seu trauma de helicópteros; o piloto que ainda não conhece o Salvador de sua alma; o enfermeiro que não sabe como auxiliar a quem lhe pede respostas sobre a Verdade. Histórias comuns, que nos levam a valorizar a vontade e a Palavra de Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Revista Vinde - Edição 3

--- Reage Fábrica Pastor Jimmy Swaggart Epistolas do Leitor Eles não gostam de oposição Os "ro...