segunda-feira, 1 de janeiro de 1996

Reage Fábrica

Por Jorge Antonio Barros

Chico Caruso,O Globo

Evangelho e política sempre deram pano para manga. Para alinhavar melhor essa história junto aos partidos políticos, VINDE enviou-nos a Brasília, para conhecermos um pouco dos nossos homens no Congresso Nacional. Não só os homens, mas também as duas únicas mulheres que integram o grupo de 40 parlamentares evangélicos num Congresso com 594 representantes da sociedade brasileira — a senadora Benedita da Silva (PT-RJ) e a deputada Lídia Quinan (PMDB-GO). Além de constatarem que apenas dois parlamentares não pertencem a partidos que dão sustentação ao governo FHC, nossos jornalistas descobriram que nem todo depurado que diz "senhor, senhor" entrará no reino dos céus. Entre os evangélicos, há um que já foi suspeito de liderar pistoleiros no interior do Maranhão.

As ligações perigosas na política levam também ao Palácio Guanabara — sede do governo do Estado do Rio de Janeiro — cujos ataques do chefe, Marcello Alencar, aos dirigentes da Fábrica de Esperança podem influenciar os policiais que investigam o caso da cocaína no maior projeto social do país. Como se não bastasse o sequestro moral sofrido pelo reverendo Caio Fábio, os "robocops" do governador estão à caça de provas de que há conivência entre a direção da Fábrica e o tráfico de drogas. Um absurdo que só mesmo o governador, com a sua habitual competência, seria capaz de imaginar.

Horas depois do episódio da Fábrica, Alencar já tinha investigado, julgado e determinado a sentença. São culpados os responsáveis por um projeto que faz o que o governo deveria fazer. A reação incompreensível do governador deixou ao menos, uma coisa boa: pela primeira vez, evangélicos aderiram a um ato público não religioso, pela cidadania. Uma ira santa em favor da Fábrica de Esperança os levou ao Reage Rio que, mesmo com chuva, teve milhares de manifestantes no centro da cidade.

Outro que reúne multidões é um dos maiores televangelistas de todos os tempos, o pastor americano Jimmy Swaggart, que nos deu uma entrevista exclusiva, com a condição de que não abordássemos o episódio de sua queda espiritual. Para amenizar a edição - porque ninguém é de ferro - temos o depoimento do humorista Dedé Santana e duas novas colunas - Clip Gospel, com Felippe Hernandes e a versão literária do programa Pare e Pense, com o reverendo Caio Fábio. A redação de VINDE lhe deseja que 96 seja um ano de vitórias e muita informação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Revista Vinde - Edição 3

--- Reage Fábrica Pastor Jimmy Swaggart Epistolas do Leitor Eles não gostam de oposição Os "ro...